terça-feira, 16 de julho de 2013


Chamo-me Nelson e frequento o curso de Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. No final de Maio, depois de um mais ou menos longo processo de candidatura, soube que fui escolhido para frequentar o programa Erasmus na Hochshule fur Bildende Kunste, em Braunschweig, na Alemanha. Foi esta a escola escolhida por ter uma especialização em Design Automóvel. Parto em Outubro, para uma aventura de cinco meses que pretendo que se prolongue até um ano. 

Os custos com o programa Erasmus são próximos dos 700 euros mensais, sendo que a bolsa a que terei direito mal chega para pagar o quarto na residência universitária para onde vou. Era urgente uma solução criativa que permitisse angariar parte do valor necessário para garantir que pudesse participar no programa Erasmus. A solução surgiu meio a sério meio a brincar -  e porque não um projecto de crowdfunding particular com o objectivo único de arranjar financiamento para as despesas associadas com a estadia na Alemanha e os custos inerentes ao curso de design?

Mas lançar um pedido de crowdfunding para um estudante participar no programa Erasmus parecia insuficiente. Era necessário mostrar a quem se prestasse a contribuir que a participação no programa era importante e não apenas um capricho de estudante. E porque não oferecer algo em troca? Algo que exigisse empenho, trabalho, determinação e, naturalmente, criatividade. Fazer e trocar compotas por contribuições individuais pareceu uma boa opção. E foi assim que nasceu a Missão DasKompott.

A Missão DasKompott é um projecto de crowdfunding, através do qual todos aqueles que assim entenderem podem participar recebendo em troca compotas cujo tamanho depende do valor da contribuição que cada um pretende dar. A cada compota corresponde uma contribuição.

As compotas e os rótulos são fruto exclusivamente do meu trabalho, embora muita gente se tenha juntado à Missão DasKompott desde o primeiro minuto. Colegas da faculdade, família, amigos, conhecidos e desconhecidos que foram chegando por vias que nos ultrapassam. A Missão DasKompott começou como um projecto direccionado a amigos e família, mas chegou, em poucos dias, a todos os pontos do país e a muitos pontos no estrangeiro. Não esperava tamanha adesão nem, muito menos, a disponibilidade de tanta gente. 

A Missão DasKompott não é, nem pretende ser, um projecto de natureza comercial. Para além disso, tem duração limitada - até final de Setembro de 2013 será preparada a maior quantidade de compota possível dentro das nossas limitadas possibilidades físicas e logísticas. Depois disso, o crowdfunding continuará até que não reste nenhuma! Quem quiser contribuir receberá a sua compota em mãos, pelo correio, por intermédio de amigos, conhecidos ou embaixadores.

Durante a estadia ao abrigo do programa Erasmus, pretendo, ainda, fazer o curso de alemão. Posteriormente, é minha intenção apresentar candidatura ao Master em Industrial Design / Transport Design na mesma Universidade (https://www.hbk-bs.de/en/studiengaenge/industrial-design/). Por isso, quem quiser poderá acompanhar a minha aventura aqui.

A Missão Daskompott e eu próprio agradecemos a todos aqueles que se associaram ou venham a associar ao projecto.

1 comentário:

  1. ##
    vi a reportagem na revista sábado, e achei uma ideia inovadora e de grande coragem.
    Votos que tudo decorra conforme as tuas intenções e aspirações.
    Vamos aguardando novidades.
    Abraço

    ResponderEliminar